Confissão – Preparação para um encontro que mudará a sua vida

Confissão? Sério!? Muitas pessoas têm medo da Confissão – acham embaraçoso, difícil e antiquado. Ok, é verdade. É preciso muita coragem para admitir que errou. Sobretudo para fazer isso diante de um sacerdote que você nem conhece. Para que serve a confissão? Como funciona? E realmente vale a pena?

Confissão como um presente

Tente imaginar: está na frente do confessionário. O seu coração bate forte, e você pergunta: “Eu realmente tenho que confessar todos os meus pecados?”, “Encontrarei as palavras certas?”, “O que o padre vai pensar quando eu lhe contar os meus pecados?”. Não se preocupe, não está sozinho! Essas e outras questões semelhantes preocupam muitas outras pessoas.

Na Igreja Católica, entendemos o pecado como separação de Deus. Mas não é Deus que se distancia de nós quando pecamos, é o pecado que nos separa de Deus. Deus criou-nos por amor e deseja acima de tudo que permaneçamos unidos a Ele. Por meio do sacramento da Reconciliação, Deus abre o caminho para reencontrarmos com Ele. Na Confissão, podemos apresentar a nossa culpa diante de Deus e receber o seu perdão por meio do sacerdote. Este é um verdadeiro presente de amor que Deus nos dá!

Porque a confissão é tão importante?

Pense na confissão como um update periódico. Se deixar de fazer um update importante, todo o seu software estará em risco. O seu computador estará vulnerável a vírus e trojans de todos os tipos. Na verdade, o pecado é como um vírus perigoso que se infiltra no seu sistema sem ser notado e destrói-o lentamente. Se não o remover a tempo, tudo ficará instável e, eventualmente, nada mais funcionará corretamente.
Ou imagine a Confissão como um banho refrescante. Você conhece a sensação de ficar debaixo de um chuveiro quente depois de um dia longo e cansativo. Melhor ainda, quando está muito suado e sujo. A água lava toda a sujidade e deixa-o fresco e limpo; você sente-se como uma nova pessoa. O pecado é como sujidade que gruda na sua alma. Quanto mais esperar, mais difícil será removê-la. Vale a pena desfazer-se de toda a bagagem e aceitar esse presente de perdão.

Exame de consciência: O caminho para uma boa Confissão

A Confissão é mais do que um simples ritual. É um sacramento de cura e renovação. No livro YOUCAT – Update! Confissão! encontrará um Exame de Consciência diferente, com uma lista de IN e OUT que o ajudará a olhar honestamente para dentro de si mesmo e a verificar a sua consciência.
Mas o exame IN e OUT não elenca apenas pecados. Na sessão IN encontrará as coisas que realmente importam: amar, procurar apaixonadamente o bem e querer sempre fazer o melhor, em vez de focar muito nos pecados (OUT). São indicações para se tornar um grande amante do bem, não apenas obstinado em evitar os pecados.
E isso leva-nos ao ponto mais importante: a Confissão é muito mais do que uma obrigação, é uma oportunidade de mudança, de transformar o seu coração. Portanto, a base desse exame de consciência é o AMOR. Quem ama verdadeiramente está no caminho certo para Deus, que nada mais é do que amor.

Arrependimento. Propósito. Confissão.

O arrependimento é o primeiro passo necessário antes de se confessar: deve reconhecer que fez algo de errado, que magoou ou prejudicou o outro ou a si mesmo, que interrompeu a ordem divina. Por outras outras palavras: deve-se sentir realmente triste e arrependido.
A seguir vem o propósito: uma boa confissão inclui o compromisso de não cometer novamente os pecados que confessa ao sacerdote. A conversão verdadeira consiste em fazer um esforço consciente para não cair novamente nos mesmos erros. A Confissão não é uma licença para pecar, no sentido de: “Tenho permissão para pecar, pois posso-me confessar novamente”. Lembre-se do que o pecado custou a Jesus: Ele derramou o seu sangue para nos redimir do pecado.
Porém, nem todo pecado é igual. Se tem dúvida sobre a gravidade de seu pecado, basta ir-se confessar e dizer: “Eu fiz isto e aquilo, e estou arrependido”. E a questão está resolvida!

Tenha coragem!

Você pode pensar: “Eu nunca vou conseguir fazer isso!” De fato, você não conseguirá fazer isso sozinho. Mas Deus é maior que a sua fraqueza. Pode confiar que, através do sacramento da Reconciliação, gradualmente tornar-se-à mais forte e mais resistente ao pecado. A Confissão dar-lhe-à a força sobrenatural para o bem – também chamamos a isso de graça.
Portanto, é a graça que irá gradualmente transforma-lo, até que se torne a pessoa que Deus pretendia que fosse desde toda a eternidade. Porque essa é a sua vocação: refletir a beleza de Deus. Tenha coragem e atreva-se a recomeçar. A confissão é muito mais bela do que pensa!

Como sugestão, o livro “YOUCAT – Update! Confissão!” responde a muitas das suas perguntas e mostra como redescobrir o sacramento da Reconciliação.


Partilhe:
0Shares

Não são permitidos comentários

Navigate
0Shares